Psicopedagogia Institucional

1. Atos Legais de criação do Curso

Resolução MEC Nº1, de 8 de junho de 2007Conselho Superior – CONSUP de 13 de junho de 2011

 

2. Justificativa

Matrícula OnLine

O curso de pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia surge como alternativa para aqueles profissionais que se graduaram, em passado recente ou distante, e que tem por objetivo se especializarem ou atualizarem sua carreira. No entanto, em razão, sobretudo, das deficiências do sistema de ensino no Brasil, professores de nível médio encontram dificuldades para se atualizarem com as reflexões e os resultados das pesquisas mais recentes produzidas nas Universidades. Assim o curso de pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia é uma oportunidade importante para a atualização e o aperfeiçoamento dos professores e profissionais da área.

 

3. Público-Alvo

Profissionais graduados na área educacional e com interesse em atuar no processo ensino-aprendizagem interessados no aprimoramento do conhecimento, organização e gestão de projetos, diagnóstico e intervenção psicopedagógica e desenvolvimento de pesquisas.

 

4. Pré-requisitos para Ingresso

A seleção para admissão no Curso será através de análise curricular e entrevista pessoal. O candidato deverá ter nível superior (bacharelado, tecnólogo ou licenciatura).

 

5. Carga Horária e Duração

O curso realizar-se-á em 8 (oito) meses, com encontro quinzenal aos sábado, totalizando 360 horas. As aulas obedecerão ao horário de 7h às 12h  e de 13h às 17h.


6. Matriz Curricular

  • Fundamentos da Psicopedagogia
  • Teorias do conhecimento e aprendizagem
  • Didática e aprendizagem da leitura e escrita
  • Didática e os processos de aprendizagem da matemática
  • Metodologia do trabalho científico
  • Bases psicopedagógicas da aprendizagem
  • Bases psicomotoras da aprendizagem
  • Psicanálise e psicopedagogia
  • Diagnóstico e intervenção psicopedagógica nas instituições
  • A psicopedagogia e a educação especial
  • Psicopedagogia, família e aprendizagem
  • Seminário de Estágio Supervisionado em PsicopedagogiaInstitucional
  • Trabalho de conclusão de curso - TCC

 

7. Ementas

Fundamentos de Psicopedagogia- 30h

Ementa: A Psicopedagogia e sua evolução histórica, caracterização do campo de trabalho: Objeto de estudo. a formacao do psicopedagogo; Ciências que embasam o trabalho Psicopedagógico aspectos evolutivos de áreas relacionadas à aprendizagem; A interdisciplinaridade na Psicopedagogia; Fenômeno da relação Psicopedagogica. A contribuição do construtivismo.

Teorias do Conhecimento e Aprendizagem – 30h

Ementa: O estudo dos enfoques teóricos envolvidos no processo ensino-apendizagem. Teorias atuais da aprendizagem, Fatores que interferem na aprendizagem.

Didática e a aprendizagem da leitura e escrita – 45h
Ementa: Estudos dos processos de aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita.Dificuldades de aprendizagem da leescrita na alfabetização e séries iniciais.

Didática e os processos da aprendizagem da matemática – 30h

Ementa: Estudo dos processos de Aprendizagem do raciocínio Lógico-Matemática; A didática e o conhecimento lógico matemático, considerando suas fontes básicas e o seu modo de estruturação.

Metodologia do Trabalho Científico – 30h

Ementa: Estudo sobre a natureza do método científico, enfatizando a aprendizagem dos métodos e técnicas da pesquisa científica e do trabalho monográfico.Pesquisa qualitativa e quantitativo.

Bases Psicopedagógicas da aprendizagem – 30h

Ementa: Estudo da estrutura e do funcionamento neuropsicológico e suas relações com a aprendizagem e o desenvolvimento global da criança. Diagnóstico diferencial das dificuldades de aprendizagem.

Bases Psicomotoras da aprendizagem – 30h

Ementa: Bases teóricas do desenvolvimento infantil. Principais modelos do desenvolvimento motor. Princípios da aprendizagem motora.

Psicanálise e psicopedagogia – 30h

Ementa: Principais conceitos e fundamentos teóricos da  Psicanálise. Identificar a contribuições da Psicanálise para a compreensão das dificuldades de aprendizagem.

Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica nas Instituições – 30h

Ementa: Apresentação do Diagnóstico psicopedagógico como elemento fundamental para o conhecimento das dificuldades do aprendente. Conhecimento e aplicação de técnicas especificas do diagnóstico.Caracterização da intervenção psicopedagógica, importância no processo aprendizagem e em suas dificuldades. Bibliografia Básica:

A psicopedagogia e a educação especial – 30h

Ementa: História e conceituação da educação especial no Brasil.Leis que apóiam as necessidades educativas especiais.Os portadores de necessidades educativas, suas características e estratégias de atendimento.

Psicopedagogia, família e aprendizagem – 30h

Ementa: A psicopedagoia e a  família, modalidades de aprendizagem; a família e as estratégias de enfrentamento das dificuldades de aprendizagem.

Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional – 15h

Ementa: Regulamento do Estágio Supervisionado em Psicopeadagogia;A Importância do Psicopedagogo;Psicopedagogia: ação e parceria;Código de Ética do Psicopedagogo; Contribuições Psicopedagógicas no Acompanhamento de Crianças Hospitalizadas; Considerações Gerais sobre o Diagnóstico Psicopedagógico Clínico.

 

8. Sistema de Avaliação

A avaliação servirá, sobretudo, para propiciar um aumento da aprendizagem. A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo de aprendizagem e deverá ser contínua, qualitativa, cumulativa e integradora, adaptando-se às novas diretrizes institucionais para avaliação discente. Os docentes utilizarão como instrumentos de avaliação trabalhos individuais e em equipe, artigos, projetos operacionais ou de pesquisa, relatórios de participação em atividades ou outros que sejam adequados. Os instrumentos de avaliação serão mais qualitativos, no sentido de possibilitar espaço de expressão do pensamento, de reflexão e auto-avaliação profissional. O rendimento acadêmico deverá ser aferido por critérios de nota, numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota mínima de 7,0 (sete), em números inteiros ou fracionários, vedado o arredondamento. Para cada componente curricular o aluno deverá ter no mínimo 75% de frequência, valendo inclusive para seminários, conferências e outras atividades complementares. Deverá ter também aprovação com menção satisfatória no Trabalho de Conclusão de Curso (artigo cientifico), escrito dentro de temáticas relacionadas ao curso.

 

9. Investimento

O curso terá como investimento o valor de R$ 2.500,00 que será pago da seguinte forma: 1ª R$ 100,00 (inscrição) + 12 mensalidades de R$ 200,00. Nas mensalidades o aluno que pagar 5 (cinco) dias antes do vencimento terá desconto de 5%.

 

Local de Funcionamento:

Cidade Local Telefone E-mail
Mossoró/RN

Avenida Jerônimo Rosado, 124 - Bairro Centro.

(84) 3312.4377 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Matrícula OnLine